INÍCIO BLOG Operação dedicada para um cliente varejista
Blog%20post%2002 opera%c3%a7%c3%a3o%20dedicada%20walmart

Postado Qui, 20 de Setembro de 2018, 14:24:00

Operação dedicada para um cliente varejista

Operação Dedicada é uma modalidade de serviço onde uma frota, ou até um veículo, atende exclusivamente uma operação logística específica. Neste caso, o transportador adequa-se às necessidades do cliente. Desde a configuração dos veículos, até as estratégias de engate/desengate. Todas são ajustadas de acordo com a operação e tipo de carga.

As operações dedicadas têm ganhado a preferência entre os embarcadores, pois mostram-se mais econômicas e inteligentes em relação ao transporte tradicional. Na ponta do lápis, esta modalidade apresenta um ganho considerável de tempo, agilidade e especialização do transportador, o que se traduz em economia.

Especialista em serviços dedicados, a Cordenonsi apresenta vários casos de sucesso nesta modalidade. Como o case de um cliente varejista.
 

Cordenonsi: operações com agilidade e inteligência estratégica

O serviço de Operação Dedicada é realizado entre Centros de Distribuição (CDs), localizados no estado do Paraná e Santa Catarina. Como o pedido das lojas é feito automaticamente para os CDs com base no consumo diário, as cargas saem de acordo com a programação do cliente.

Inicialmente, o principal desafio apresentado pelo cliente foi a otimização das viagens dos CDs para a loja, tendo em vista que as cargas possuíam características diferentes de conservação (congelados, resfriados, frutas, legumes e verduras e itens secos, como eletrodomésticos, por exemplo). O transporte era, na maioria das vezes, realizado em dois veículos diferentes para acomodar a diversidade das mercadorias.

Diante deste cenário, a Cordenonsi propôs, após um estudo detalhado, dividir a carreta frigorífica em quatro espaços diferentes, permitindo assim, transportar todos os itens no mesmo baú. Mas como seria possível transportar carne congelada a -17ºC e um televisor, que não pode sofrer com a ação da temperatura e umidade? A solução proposta pela Cordenonsi foi engenhosa: a empresa utilizou divisórias inteligentes em fibra de vidro, que permitem criar até 4 temperaturas diferentes dentro do mesmo baú. Desta forma foi possível transportar congelados, refrigerados, FLV (frutas, legumes e verderuas) e cargas secas no mesmo veículo.


Além disso, as cargas são montadas de acordo com a necessidade de venda da loja, ou seja, o tamanho de cada compartimento pode ser adequado a quantidade de mercadorias, pois as divisórias são flexíveis. Para otimizar ainda mais o transporte, nesta operação são empregados semirreboques de 30 paletes, o baú refrigerado com maior capacidade de carga do mercado.

Essa tecnologia é utilizada há três anos e possibilita realizar o transporte de um mix maior de produtos no mesmo espaço, além de reduzir a quantidade de veículos de quatro para dois.  “Como a gente têm as divisórias, eu posso carregar resfriado e seco, desde FLV, carne e até um televisor. Tudo o que a loja pedir eu posso colocar naquela carreta, o cliente não precisa contratar dois veículos para fazer esse serviço”, comenta o Coordenador de Operações Nacionais, Felipe Picoli.
 
Esse é mais um case de sucesso da Cordenonsi, para acompanhar mais materiais como esse confira outros cases em nosso blog.
Ficou interessado em nossos serviços? Solicite uma cotação.  
 

COMENTAR

0 Comentário(s)