INÍCIO BLOG Processos Elaborados e Eficazes: Mais Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho
Blog%2001%20 %20processos%20elaborados%20e%20eficazes

Postado Qui, 08 de Novembro de 2018, 13:59:00

Processos Elaborados e Eficazes: Mais Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho

A maior busca do século passado - e que ainda permanece como ideal deste novo milênio - é o bem estar proporcionado pela qualidade de vida.

Trabalhar mais e com o que se gosta, dormir melhor, comer com consciência do alimento ingerido, estar rodeado de pessoas que tenham o mesmo ideal que você. Todos estes objetivos seriam os ingredientes de uma fórmula que vem movimentando as estratégias de empresários e o cotidiano de funcionários em todo o mundo.

Por um lado os gestores querem oferecer tais condições a seus contratados para que eles desenvolvam ainda melhor suas funções, por mais tempo dentro da mesma empresa e com maior satisfação - o que obviamente reduz os custos com prejuízos em produção e aumenta a qualidade do item produzido.

E por outro, os colaboradores compreendem que em condições ideais de trabalho, com segurança, fazendo parte de uma empresa que se preocupa tanto com eles quanto com suas famílias, com a sociedade ao redor das instalações, o meio ambiente e com o futuro, seu desenvolvimento pessoal - como trabalhador e como ser humano - pode aumentar e muito, espalhando essa “corrente do bem” para todos os que o cercam.

É importante que tanto empresários quanto trabalhadores compreendam não somente os impactos positivos que a instauração de programas de saúde e segurança no trabalho podem trazer, mas também saibam que tais ações são hoje regulamentadas pelo governo, garantindo que todos os envolvidos no projeto tenham “um norte” a seguir, com a certeza de caminharem para o rumo certo.

A SST: Saúde e Segurança no Trabalho

Uma sigla que não parece muito amistosa porém, importantíssima para a partida dos projetos de Qualidade e Saúde no Trabalho.
Criada através da Portaria 3.214 de 1978 do Ministério do Trabalho, a SST é um código composto por normas e procedimentos legalmente estabelecidos à empregadores e empregados.
Regulamentado, o código SST é fiscalizado e coordenado por um departamento especializado interno ao mesmo Ministério, que também é responsável por ações e políticas públicas de incentivo às boas práticas SST por empresas no geral.
Com regulamentação apoiada pelo Governo, a criação de processos de Qualidade no Ambiente de Trabalho se torna mais simples e eficaz.
 

E como se cria um Processo para Qualidade, Saúde e Segurança no Trabalho?

A instrução da SST aponta o caminho a ser seguido porém, a análise que se apresenta a seguir é feita dentro da empresa, por gerentes e colaboradores interessados na implantação dessas políticas. O caminho inicial portanto acontece a partir do estudos dos três parâmetros expostos abaixo:
  • CULTURA ( aspectos culturais ): O que as partes afetadas no projeto ( gestores, funcionários e clientes ) pensam sobre a questão da qualidade de vida no trabalho? Que benefícios eles enxergam e, se forem necessários alguns esforços, eles compreendem que tais ações são para o bem geral? O que eles entendem por “fazer parte” de um projeto como este? Analisando estas questões, a equipe do projeto conseguirá compreender todos os aspectos sócio culturais que envolvem estas pessoas. A delimitação do perfil da ação acontece neste momento. Para ser válida, ela precisa ser entendida e assimilada por todos.
  • OBJETIVOS: O que a empresa visa com a implantação destas ações? O que os colaboradores querem e também, o que eles entendem sobre a motivação da empresa nesta implantação? É importante aqui que todos os objetivos, por mais que sejam diferentes, caminhem para o mesmo fim. Os funcionários precisam compreender as razões dos gestores para apoiá-los, da mesma forma a gestão precisa entender o que é possível ser feito em parceria com os colaboradores.
  • FERRAMENTAS: Traçados os objetivos, sustentados nas questões sócio culturais, chega a hora de verificar quais processos serão precisos a implantação. Se serão necessários novos softwares, maquinário, treinamento, alterações de setor, capacitações externas a empresa e etc. Aqui se estabelecem também os custos destas ações.
Vale lembrar que, como tais iniciativas são apoiadas pelo governo, muitas vezes ações que trazem resultado para a empresa e para a sociedade conseguem retornos na forma de financiamentos ou isenções de impostos. Sempre é válido praticar o bem, inclusive monetariamente!
 

Mais que um Processo: A Qualidade de Vida o Trabalho é um Modelo de Gestão

Segurança e qualidade de vida no trabalho são antes de mais nada instrumentos de gestão, cuja finalidade é promover um ambiente mais saudável, seguro e portanto, mais produtivo para todos os envolvidos com a empresa.
Por este motivo os Projetos Sustentáveis, Ações Sociais e Humanitárias e Projetos de Saúde e Segurança no Trabalho são tão importantes quando aplicados.
Eles não somente são capazes de identificar perigos iminentes no espaço da empresa - no caso da Segurança no Trabalho - como também se tornam responsáveis por outras estratégias que nascem das ideias iniciais implantadas, situação comum a instituições que experimentam as primeiras ações voltadas a Qualidade de Vida.
E esta sensação de bem estar comprovadamente se estende para além da empresa, atingindo os núcleos familiar e social de cada integrante deste projeto. A tal corrente do bem não consegue mais parar.

A Crença Cordenonsi:  Pequenas Ações Podem Mudar o Mundo

Uma característica comum a empresas que passam a trabalhar com projetos eficazes de qualidade e saúde no trabalho é o olhar mais humano para a própria instituição, para o colaborador, para o mundo ao redor.
Foi assim que, com consciência de valorização do trabalhador e criando projetos capazes de ligar a vida interna da transportadora com o ambiente externo a ela ( a sociedade no geral ) que a Cordenonsi se tornou um nome reconhecido para além da extrema qualidade de seus serviços.
Dentro da empresa há grande foco nas ações sócio ambientais, principalmente no tocante a emissão de gases poluentes, confirmados causadores do efeito estufa.
Como exemplo deste cuidado, a Cordenonsi criou uma simples estratégia combinada:
  • Usou combustíveis “verdes” em seus caminhões
  • Investiu em motores menos poluentes
  • Implantou a tática de transporte de mercadorias com 3 temperaturas variadas dentro da mesma câmara fria - ação que reduz a quantidade de veículos em trânsito, melhorando preços para o cliente e gerando menos poluentes
  • Aplicou treinamento eficaz à sua equipe, para compreensão e controle dos painéis da câmara fria
Com esta combinação, a redução de prejuízos nas entregas das cargas, de emissão de poluentes e de tempo de trabalho de cada motorista ( e carregadores ) foi totalmente otimizada, resultando em melhoria para todos os envolvidos.
 
E esta não foi a única atitude. Quando se iniciam processos de qualidade, ações externas vem de encontro ao que a empresa está propiciando. O resultado disso foram planos em parceria com a comunidade e órgãos do mercado de transporte de cargas, como os projetos:
  • SIGA! -  Sistema de Gestão Associada - focado em enfrentar os desafios de organização e credenciamento impostos pelo mercado.
  • NA MÃO CERTA:  Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
  • AUM-ESPAÇO LUZ: O Aum-Espaço Luz tem o intuito de construir uma sociedade mais digna através da cultura e da educação.
Sem dúvida, o sucesso da Cordenonsi é fruto da alta qualidade de seus serviços aliada a uma preocupação com todos os que estão envolvidos a transportadora.
Desta maneira, através de um olhar otimista vem enfrentando os obstáculos que passamos dentro do Brasil de uma outra forma, cuidando de todos que estão a seu lado, apostando que o desenvolvimento de um país deve ser econômico, cultural e social, antes de tudo.

Fonte: Batiz M&V + Cordenonsi

COMENTAR

0 Comentário(s)