INÍCIO BLOG Transporte de mercadorias perecíveis: quais cuidados devem ser observados?
Quais%20os%20cuidados%20que%20devem%20ser%20tomados%20com%20a%20sua%20carga%20%281%29

Postado Seg, 22 de Janeiro de 2018, 09:58:00

Transporte de mercadorias perecíveis: quais cuidados devem ser observados?

Mais do que qualquer outra carga, as mercadorias perecíveis necessitam de maior atenção na hora de serem transportadas. Entre os principais cuidados está o manuseio, acondicionamento, embalagem e, principalmente, o tipo de transporte utilizado. Antes de colocar o serviço em prática, essas questões devem ser cuidadosamente estudadas, eliminando os riscos de perda de produto que podem ocorrer durante a viagem.

Por isso, na hora de determinar qual a empresa responsável pelo transporte de cargas perecíveis, é importante identificar sua qualificação e a capacitação de seus profissionais, prezando pela qualidade de todo o processo da entrega.

Já a empresa, deve priorizar pela satisfação do cliente, estruturando normas e buscando por procedimentos operacionais que facilitem e agilizem o trabalho das equipes envolvidas, de modo que a qualidade dos produtos entregues não seja afetada. Para isso, o treinamento e o investimento em capacitação são fundamentais para otimizar o serviço em todas as seguintes etapas:  

Preservação da carga

Primeiro de tudo, é preciso entender quais as características e necessidades de cada produto, para saber quais procedimentos devem ser adotados de forma a contribuir com a redução de perdas. Cada alimento exige um tratamento diferente. Por exemplo, carnes e pescados necessitam ser transportados em temperaturas abaixo de zero, já as frutas como kiwi e cereja, precisam ser acondicionadas em uma temperatura de 0°C a 1°C. Identificando as especificidades de cada carga é possível manter a total qualidade do produto. Saiba mais sobre a temperatura de transporte de cada produto clicando aqui.

Acondicionamento

A forma que o produto será transportado é outro fator que deve ser analisado para o transporte de produtos perecíveis. Vale ressaltar que o acondicionamento não se refere apenas à embalagem que envolve a mercadoria, mas também aos contentores, pallets e contêineres responsáveis pela acomodação da carga durante todo o seu trajeto.

É essencial que cada item possua uma embalagem específica para seu transporte, de acordo com suas características. No caso de produtos perecíveis, deve-se considerar a questão da manipulação, com isso, é importante que as embalagens não dificultem o manuseio e ao mesmo tempo protejam a qualidade da mercadoria.

Tipo de transporte

Essa etapa normalmente é considerava a mais vulnerável, pois ela deve estar em sinergia com as condições de embalagem, armazenamento e preservação das mercadorias. O Guia do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) impõe normas a toda transportadora responsável pelo carregamento de alimentos perecíveis. Entre elas está a exigência do Certificado de Vistoria, concedido após inspeção da autoridade sanitária competente. Além disso, o veículo de transporte alimentício deve ser de material liso, resistente, impermeável, atóxico e lavável, sendo mantido em perfeito estado de conservação e higiene.

Normalmente os produtos perecíveis exigem refrigeração específica em todo o seu trajeto, para isso, é preciso um veículo que possibilite controlar a temperatura, nesses casos, deve-se prover permanentemente de termômetros calibrados e de fácil leitura.

Controle de temperatura

Após a inspeção da carroceria e dos equipamentos de refrigeração, resfria-se a carreta ou baú na temperatura ideal, de acordo com as exigências do produto transportado. Depois de concluir o carregamento, a temperatura da carga deve ser verificada por meio de um termógrafo específico antes de iniciar a viagem. Na estrada, as condições da carga precisam ser frequentemente checadas de forma remota para garantir a qualidade do produto transportado.

Como você pode perceber, o transporte de mercadorias perecíveis, é um processo que exige atenção e experiência. Para garantir a qualidade do produto até seu destino final, é preciso que todas as etapas sejam realizadas corretamente, prestando atenção em todos os detalhes.

Conte com uma empresa parceira que entenda do assunto!

A Cordenonsi Gestão de Cargas é especialista no assunto. Oferece aos seus clientes soluções completas em gestão de cargas no mercado interno, importação ou exportação, atendimento feito com profissionais qualificados e veículos novos para a operação. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Acesse nosso site, clicando aqui!
 

Fonte: Equipe Batiz

COMENTAR

0 Comentário(s)