INICIO BLOG 5 dicas para impulsionar o seu setor logístico
Post blog final 1

Posteado Ter, 19 de Maio de 2020, 10:06:00

5 dicas para impulsionar o seu setor logístico

Uma coisa é certa: quanto mais etapas você inserir no seu plano de logística, maiores são as chances dele ser eficiente.

Muitas empresas trabalham de maneiras opostas umas das outras, ou seja, trabalham com materiais diferentes, em locais diferentes e em momentos opostos também. Por isto, sua cadeia de suprimentos não precisa ter apenas eficiência, bem como ser capaz de resolver todos os problemas que surgem dia após dia.
Quanto maior for o seu comércio, mais difícil vai ser elaborar um planejamento logístico adequado a cada situação.
Para ajudar sua cadeia de suprimentos a funcionar da maneira mais tranquila possível, nós da Cordenonsi preparamos um artigo completo com as 5 principais dicas para gerenciar efetivamente o seu planejamento logístico.

1. Faça um planejamento sólido e realista
Logística eficiente sempre deve estar no planejamento. Quanto menos decisões forem necessárias durante o processo de transporte, melhor. 
E, embora um plano sólido nunca possa cobrir todas as circunstâncias atenuantes, manterá as opções de auxílio disponível.
Um bom gerente de logística, portanto, deve planejar com bastante antecedência, a fim de eliminar da melhor forma possível os atrasos na cadeia de suprimentos.

2. Tenha sempre um plano de contingência
Não importa o quão tranquilo seja o negócio e o quanto de experiência você tenha sobre o mesmo. É praticamente impossível estar preparado para todas as adversidades.

Portanto, um bom gerente de logística sabe que seu trabalho está longe de estar concluído  após o planejamento, pois eles precisam seguir a cadeia de suprimentos em todos os pontos, amenizando os riscos sempre que surgirem. 
Para fazer isso de forma eficaz, você deve ter contingências para todos os elementos do seu plano de logística. 
Você também deve saber quando utilizar este plano de contingência no seu planejamento original — algo que só pode ser obtido com a experiência.

3. Contrate um gerente de logística com fortes habilidades interpessoais
Quando seus planos de logística dão errado, é crucial que a pessoa encarregada de resolver a bagunça tenha ótimas habilidades interpessoais. 

Isso ocorre porque ela não apenas precisa reorganizar as coisas com os funcionários da sua empresa, potencialmente tornando a vida mais estranha para eles, mas também ocasionalmente precisa encontrar um fornecedor de logística qualificado para resolver todas as suas demandas.
Se o seu gerente de logística é bom com as pessoas e tem uma sólida rede de contatos do setor, ele estará bem equipado para tirar sua empresa de qualquer problema de logística. Se alguém da sua empresa se encaixa nesse perfil ou você precisa procurar fora da empresa, encontrar a pessoa certa para essa posição faz parte de um gerenciamento logístico eficaz.

4. Automatize seus sistemas sempre que puder
Na era digital, existem várias maneiras de automatizar o processo logístico, incluindo o rastreamento e o monitoramento de cada entrega. 

Esses sistemas eliminam as suposições, trazendo dados reais para o seu planejamento e melhorando toda a sua cadeia de suprimentos.
Garantir uma melhor informação sobre o seu negócio, usando o software de gerenciamento de frota e estoque, permitirá um refinamento maior dos seus processos de acordo com os fatores que mais afetam seus resultados.

5. Aprenda com seus erros
Dependendo do tamanho da sua empresa, um gerenciamento logístico ruim pode custar até centenas de milhares de reais a cada ano. 

Talvez a coisa mais importante que você possa fazer ao otimizar sua cadeia de suprimentos seja aprender com seus erros. 
Sente-se regularmente como uma equipe e discuta abertamente os erros que você cometeu no passado, concentrando-se nos sistemas que você implementará para garantir que eles não aconteçam novamente.
 

COMENTARIO

0 Comentario(s)