INÍCIO BLOG Cadeia de frios no mercado de alimentos - entenda todas as etapas até chegar no seu lar
Blog post 02 cadeia de frios no mercado de alimentos

Postado Ter, 14 de Agosto de 2018, 11:43:00

Cadeia de frios no mercado de alimentos - entenda todas as etapas até chegar no seu lar

    O manuseio de alimentos requer alguns cuidados especiais, existem normas para realizar o transporte, processamento e armazenamento dos produtos desde a produção até a chegada nas mãos do consumidor final.
    Durante esse processo são aplicados rigorosos controles e técnicas para manter a qualidade dos produtos e impedir um possível mal-estar causado pela ingestão de alimentos comprometidos.
    A cadeia de frios é um conceito que possui mais de 4 décadas de utilização, envolvendo uma série de processos e operações integradas como: produção, processamento, distribuição, armazenagem e comercialização de produtos com temperatura controlada.

 

Como isso funciona?

    No Brasil a cadeia de frios alimentícios possui uma grande infraestrutura e aplicação de tecnologias para realizar o controle de temperatura através de sistemas de rastreamento e monitoramento. 
    No setor alimentício existem princípios básicos que devem ser seguidos: um ambiente que possibilite a conservação dos produtos sensíveis às variações térmicas, o controle sobre a temperatura e demais situações que possam altar a qualidade do produto.

A seguir vamos conhecer quais são as etapas da cadeia de frios alimentícios e como ela funciona, confira!

  • Origem

    Primeiro os produtos são produzidos e encaminhados para as indústrias que realizaram a parte de processamento, embalagem e primeiro armazenamento.
    Geralmente estes processos ocorrem em ambiente frio, refrigerado e climatizado. Cada alimento possui uma temperatura recomendada para a produção, armazenamento e transporte que possibilite garantir a qualidade do produto.

  • Transporte

    O transporte é a etapa primordial, pois são os caminhões que levam os produtos até os grandes centros de distribuição. A mercadoria é mantida em baús ou semirreboques frigorificados.

    Esses baús podem transportar cargas congeladas ou resfriadas com o objetivo de manter a qualidade do alimento. Mas, qual a diferença entre resfriado e congelado?


Confira abaixo:
 

-Resfriados: são produtos que estão em temperaturas próximas ao ambiente e chegam até 0ºC. Estes produtos tem um prazo de durabilidade menor se comparado com os congelados; 

-Congelados: são produtos armazenados a temperaturas negativas que podem variar de 0ºC até -18ºC. Os congelados podem ser conservados durante mais tempo, além de terem uma probabilidade menor de estragar no transporte com a temperatura correta.

 
Alimentos e as temperaturas recomendadas:
Resfriados Congelados
 
- Lácteos 0ºC a 5ºC
- Carnes frescas: 0ºC a 5ºC.
- Peixes frescos: 0ºC a 3ºC.
- Ovos frescos: 0ºC a 15ºC.
- Hortifrútis frescos: 7ºC a 10ºC.

 
 
- Carnes congeladas: -18ºC.
- Peixes congelados: -18ºC.
- Hortifrútis congelados: menor de -18ºC.

 
 


    A determinação da temperatura ideal para o transporte é realizada com base no Acordo Sobre Transporte Internacional de Produtos Alimentícios Perecíveis, também conhecido como ATP.
    Esse documento foi desenvolvido pelo Comitê de Transportes do Comitê Econômico das Nações Unidas para a Europa. Além disso, existem outas normas e protocolos realizados pelas próprias empresas que recebem os produtos com o objetivo de para garantir a integridade da carga.

  • Estocagem

    As cargas resfriadas ou congeladas ao chegarem no destino final são inspecionadas. A partir desse momento os produtos são avaliados e relatórios são emitidos para comprovar a temperatura e umidade durante o transporte. Esse controle rigoroso desde a fabricação até a estocagem possibilita diminuir os índices de perdas e aumentar a rentabilidade no processo.
    Após esse processo, as mercadorias são direcionadas a ambientes com controle de umidade e temperatura. Os produtos são armazenados em estoque, e de acordo com a rotatividade são enviados para os expositores nos supermercados.

  • Cliente final

    O consumidor adquire nos supermercados os produtos de sua preferência com total qualidade e segurança. Lembrando que é sempre importante verificar a data de validade dos alimentos. 
    Agora você já sabe como funcionam as etapas da cadeia de frios e como são rigorosos os processos de controle de temperatura e umidade até o momento da compra dos consumidores finais. 


O Transporte de mercadorias perecíveis exige muitos cuidados, separamos este artigo com dicas e cuidados na hora da realização do traslado da carga.

Quer saber mais sobre como funciona o transporte com temperatura controla? Acesse aqui e confira mais informações.

E se você precisar realizar o transporte de cargas? Conte com a Cordenonsi! A empresa atua no setor de transportes há 36 anos, sendo especialista no transporte de frutas com caroço e produtos perecíveis. Acesse e confira nossas soluções.

Fonte: Equipe Batiz

COMENTAR

0 Comentário(s)