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Postado Qua, 20 de Junho de 2018, 09:27:00

Como a Cordenonsi eliminou o seu índice de perdas no transporte de frutas com caroço

O desafio para a redução de desperdícios é grande no Brasil, já que o volume de perdas tem um percentual significativo, cerca de 30% das frutas produzidas são desperdiçadas após a colheita de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação).

Sabe-se que a perda de mercadorias pode ocorrer em grandes distâncias e ter um bom refrigeramento e monitoramento é fundamental. Existem diversos fatores relevantes durante as perdas no transporte como: estado das frutas na coleta e qualidade, estação do ano, conservação das estradas, altas temperaturas, monitoramento da temperatura durante o transporte e entre outros. Confira abaixo o case:
 

Transporte de cargas para grupo varejista: Aprender com as perdas e encarar novos desafios são a base do sucesso da Cordenonsi

A Cordenonsi realiza o transporte de frutas com caroço para o maior grupo varejista do Brasil, presente em 22 estados e Distrito Federal com mais de 130 mil colaboradores e detentora de grandes marcas nacionais.

Foto ilustrativa

Empresas de grande porte prezam pela qualidade dos produtos ofertados aos clientes e por isso, o sistema de avaliação e controle é rigoroso. cada carga passa por inspeção, como por exemplo, os carregamentos de frutas com caroço: são avaliados a porcentagem de podridão, dano profundo, resfriamento, frutas passadas, caroço partido, murchamento, defeitos leves, danos superficiais e manchas na casca da fruta. Todas as cargas passam por um controle de inspeção que avalia desde a saída das fazendas produtoras até a chegada das mercadorias na central que distribuirá para grandes atacados e redes de supermercados.

Em 2015, na coleta e traslado de cargas de frutas com caroço do Chile para a cidade de São Paulo, alguns lotes apresentaram variações que fugiam dos padrões de qualidade da companhia. No relatório apresentado pelo cliente, foram constatadas as seguintes alterações:

  • Temperatura de polpa fora do tecnicamente recomendado;

  • Temperatura de viagem negativa abaixo do ponto de congelamento;

  • Padrão do produto, podendo ter afetado a qualidade total e/ou parcial, visível quando submetido a temperatura ambiente além dos índices ora informados.

A responsabilidade e credibilidade com o serviço prestado é uma das premissas da Cordenonsi e por isso, ao saber do problema, imediatamente colocou-se à disposição do cliente e iniciou um processo de melhoria interna.
De posse das informações apresentadas no relatório, a Cordenonsi deu início a uma análise interna, onde buscou identificar as falhas no processo com o desafio de melhorar o serviço prestado. Após análise, a empresa encontrou os seguintes pontos a serem melhorados:

  • Falhas no carregamento da mercadoria: a falta de acompanhamento no carregamento da mercadoria fez com que os paletes fossem acomodados inadequadamente, obstruindo o túnel de refrigeração;

  • Falhas no processo de controle de temperatura: as ações de controle de temperatura empregadas pela empresa estavam defasadas e precisavam de atualização;

  • Inexistência de padrão de temperatura para o transporte: a ausência de padrões para o transporte de frutas fazia com que cada motorista programasse temperaturas diferentes para o transporte, com embasamento empírico;

  • Falta de capacitação adequada para os motoristas: a falta de qualificação profissional foi um ponto crítico para amenizar ou evitar completamente o problema apresentado.

 
Ações corretivas

  • Capacitação profissional: a Cordenonsi reformulou todo seu processo de capacitação profissional que ficou mais intensivo, moderno e completo para novos colaboradores. Os motoristas que já trabalham na empresa passaram por uma reciclagem e receberam treinamentos específicos, baseados nos principais problemas mapeados.

  • Padronização do processo de transporte: da carga até a descarga da mercadoria, todos os processos foram padronizados. A empresa normatizou as temperaturas de transporte de todos os produtos e desenvolveu, baseada em critérios técnicos, uma cartilha de orientação aos motoristas.

  • Evolução do monitoramento: a Cordenonsi investiu em tecnologia e passou a monitorar a temperatura da carga em tempo real, via satélite. Dessa forma, qualquer violação nos limites estipulados para a carga, geram alertas para os gestores da frota e motoristas, permitindo ações corretivas e evitando maiores problemas. Para melhorar a leitura da temperatura diretamente no produto, a empresa passou a utilizar equipamentos mais modernos e confiáveis.
     

    Com a implementação destas ações, a Cordenonsi manteve o atendimento regular ao cliente com posterior aumento no volume de cargas atendidas. Os novos procedimentos implantados reduziram a quantidade de problemas no transporte deste tipo de produtos, em 2016 as perdas foram reduzidas em 71%. Já em 2017 a diminuição chegou a 65% e neste ano, até o momento não ocorreram  perdas, fator que reflete positivamente na satisfação e economia do cliente.

   
    Atualmente a Cordenonsi destaca-se no mercado de transportes de cargas no país, além de rotas nos países pertencentes ao Mercosul. A empresa realiza cerca de 600 viagens ao mês, atuando nos segmentos varejistas, alimentício e de bens de consumo. Saiba mais sobre nossos serviços.
 
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Fonte: Equipe Batiz

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8 Comentário(s)

Charles raimundo fritsche

Postado Sex, 13 de Julho de 2018, 00:41:23

Muito obrigado pela oportunidade, 90 % das mercadorias que circulam no país são transportadas por caminhões acho muito importante as empresas de transporte ter essa visão e se preocupar com o cliente e dar uma resposta imediata ou medio praso para o problema e mostrar para o cliente o seu valor, eu trabalhei 5 anos na Martin Brower e fiz varios cursos a respeito de transporte de alimentos e cuidados com temperatura do produto tinhamos clientes exigentes e a resposta pra esse cliente tem que ser imediata acho muito importante essa visão no transporte.

Ricardo almeida

Postado Sex, 13 de Julho de 2018, 00:03:31

Grande empresa, e grade empenho pra se chegar num resultado tão positivo. Já fiz viagem para o Chile e presenciei grande perdas de várias empresas, mais nunca da Cordenonsi, taí o porque equipe bem preparada trás melhores resultados Parabéns a todos que se empenha e se empenharam a essa causa,pois a cada dia se vê melhoras no transporte, parabéns a equipe Cordenonsi

Aleandreson de melo silva

Postado Qui, 12 de Julho de 2018, 19:47:47

Muito bom cada vez vamos nos informando para prestar um melhor serviço e principalmente com qualidade para o cliente final.

Rodrigo

Postado Qui, 12 de Julho de 2018, 19:32:33

Muito interessante todo este estudo,para diminuir as perdas de mercadoria e deve ter sido um grande desafio já que as frutas percorrem um grande caminho. Até o seu destino final parabéns ao grupo e estou a disposição para trabalhar como motorista moro em São Paulo e próximo a rodovia anhanguera e possuo CNH A/E.

Josielton

Postado Qui, 12 de Julho de 2018, 18:06:04

Muito bom... e muito importante para o crescimento da empresa e, melhor ainda na qualidade do transporte de cargas ...

Andrei cidral avelino

Postado Qui, 12 de Julho de 2018, 17:49:21

Muito interessante , um método muito bom para se evitar o desperdicio , a acabar com avarias do produto transportado , começando desde o inicio da colheita ao carregamento de forma adequada e cuidadosa ate o destino final que é o cliente, assim todos ganham a empresa , o motorista e cliente pela satisfação de prestar um ótimo serviço .

Rosalino antunes frança

Postado Qui, 12 de Julho de 2018, 17:29:51

Acho muito importante o comprometimento da empresa com seus clientes..o cuidado e a responsabilidade em manter o produdo seguro, de boa qualidade para seus fornecedores. Gostaria muito em faser parte deste grupo. Mandei Curriculum agradeço se analisar meu Curriculum..obrigado..

Jeferson dos santos calixto

Postado Qui, 12 de Julho de 2018, 14:28:42

Acho muito importante à melhoria da eficiência do transporte principalmente no transporte de perecíveis. Já que o desperdício atrasa o nosso desenvolvimento financeiro. Pena que não posso fazer parte do quadro de funcionários pois mandei um currículo e fui informado que não havia nenhuma rota para os lados do DF onde moro atualmente mesmo assim fico satisfeito com o desempenho dá vossa empresa