INÍCIO BLOG CORDENONSI É UMA DAS EMPRESAS APOIADORAS DO PROJETO TRANSFORMAR
Blog%20%e2%80%93%20instagram%20 %20linkedin%2002%20%e2%80%93%20ong%20aum

Postado Ter, 16 de Outubro de 2018, 08:31:00

CORDENONSI É UMA DAS EMPRESAS APOIADORAS DO PROJETO TRANSFORMAR

O Projeto Transformar é uma iniciativa da Ong Aum, localizada em Xaxim – Santa Catarina, a ideia era realizar a coleta do óleo de cozinha e promover a destinação correta para esse resíduo, dessa forma o material recolhido seria aproveitado para a produção de sabão.

Inicialmente o Projeto Transformar foi realizado em comunidades rurais, onde voluntários ensinavam receitas e processos, em paralelo com a conscientização das donas de casa sobre o óleo de cozinha.

Durante um ano, cerca de 30 mulheres participaram de oficinas relacionadas a produção de sabão e agora são replicadoras. Para concretizar o projeto, toda a comunidade foi envolvida, através da conscientização, realização de oficinas para as donas de casa explicando como armazenar e ensinando receitas de sabão. Para dar mais força a iniciativa, a Ong Aum conseguiu através de edital, uma máquina do Governo Estatual para a produção de sabão. Muitas instituições também demonstraram interesse em apoiar a causa, como Cordenonsi, Lions Club e Batiz Marketing e Vendas.

Atualmente o projeto conta com a participação de mulheres carentes e de baixa renda da comunidade, com o objetivo de proporcionar uma oportunidade de mudança em sua realidade, além de auxiliar como forma de renda. A Ong Aum também conta com a ajuda do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que disponibiliza uma lista com os nomes dessas mulheres e a prefeitura realiza o deslocamento das voluntárias até a sede onde o sabão é produzido.

O sabão é embalado seguindo todas as normas técnicas necessárias e pode ser encontrado em feiras locais, na sede da Ong Aum ou através de voluntárias que comercializam o produto. Uma porcentagem dos sabões produzidos no Projeto é revendida pela própria Ong Aum à comunidade ou comprada a preço de custo para ser revendida pelas mulheres. As voluntárias recebem o incentivo para realizar a venda dos produtos e complementar a renda dessas famílias.

Outro ponto importante foi a criação de uma rede de coleta, através de estabelecimentos parceiros, coletores de óleo de cozinha foram espalhados pela cidade. Com a conscientização da população e o apoio de entidades públicas e privadas o Projeto Transformar chega a coletar 15 mil litros de óleo por ano. Você pode participar do projeto ou contribuir realizando a coleta de óleo e levando até os pontos de coleta. Para saber mais sobre o projeto Transformar e as demais atividades, entre em contato com a Ong Aum em www.aum.org.br.

Acompanhe o trabalho desenvolvido nas redes sociais e saiba como você pode contribuir para transformar suas ações em benefícios para a sociedade e o meio ambiente.
Os motoristas Cordenonsi podem trazer o óleo de cozinha usado em garrafas Pet de 2L e deixar no ponto de coleta instalado na própria empresa!

Fonte: Batiz M&V + Cordenonsi

COMENTAR

0 Comentário(s)