INÍCIO BLOG Crossdocking: o que é, por que utilizar na empresa?
Blog post 01   novo servi%c3%a7o crossdocking

Postado Sex, 28 de Junho de 2019, 10:22:00

Crossdocking: o que é, por que utilizar na empresa?

Entregar produtos com rapidez e segurança é a maior necessidade das organizações atualmente. Os consumidores têm pressa para receber os produtos e isso demanda uma logística eficiente. O crossdocking é a maneira mais prática de diminuir os níveis de estoque, reduzir custos e ainda garantir a satisfação dos clientes.
 
O serviço pode gerar vantagem competitiva para o negócio, uma vez que acelera os processos logísticos e permite entregas ágeis. Quer entender o conceito e como ele funciona? Acompanhe!

O que é crossdocking?

Significa “cruzando docas”, ou seja, baseia-se em um sistema de desembarque de produtos do fornecedor e direcionamento deles por meio de esteiras até o veículo que fará o transporte e entrega ao cliente.
 
Essa é uma prática logística que diminui o tempo que um produto fica parado, aumentando a velocidade de distribuição da mercadoria. Como funciona? Assim que o produto é comprado pelo cliente, ele é direcionado para um centro de distribuição (CD) ou um armazém. Lá o item passa pela expedição, sendo encaminhado rapidamente para a entrega. A técnica é utilizada por alguns modelos de e-commerce que não demandam de uma estrutura física complexa para funcionar.
 

Quais são as vantagens de utilizar serviços de crossdocking?

O serviço proporciona benefícios que englobam a diminuição de despesas e de espaço físico. Entenda:
 

Diminuição de custos

A empresa que contrata operações de crossdocking consegue eliminar o seu estoque. Desse modo, não precisa manter galpões para armazenar grandes quantidades de produtos. A organização só precisa ter um espaço para recebimento e separação de pedidos (picking), ou seja, a área é reduzida e consequentemente o custo de manutenção também diminui.
 

Ausência de estoque

Os pedidos são entregues pelos fornecedores de acordo com os pedidos feitos pelos clientes. Sendo assim, o gestor de logística não precisa se preocupar com a manutenção, organização e previsão de demanda dos itens em estoque.
 

Rapidez na entrega

A operação de crossdocking proporciona mais agilidade na entrega, uma vez que os produtos não ficam estocados. Isso diminui o trabalho de procura de mercadorias em galpões e reduz os processos internos, o que auxilia a reduzir o tempo de entrega do produto ao cliente. 
 

Redução de perdas

A ausência de estoque também favorece a redução de perdas, uma vez que as mercadorias não precisam ficar armazenadas por muitos meses. Logo, pode ser uma excelente saída para as empresas que não conseguem controlar os níveis de estoque e ficam com muitos produtos obsoletos ou vencidos nas prateleiras.
O gestor ainda evita outra preocupação: o furto ou desvio de mercadorias que antes iriam parar no estoque. Logo, a empresa consegue manter mais dinheiro em caixa e reduz o índice de perdas por falta de controle.

Menor capital de giro

Uma empresa que mantém altos níveis de estoque fica com muito dinheiro parado, apenas esperando o pedido do cliente. Isso significa dinheiro que não está movimentando ou sendo utilizado para investimento no negócio. Portanto, a prática também favorece o desenvolvimento das organizações ao diminuir a necessidade de capital de giro.
 
Enfim, as operações de crossdocking podem ser utilizadas por companhias que demandam de agilidade na entrega e redução de custos. A Cordenonsi realiza esse serviço oferecendo a consolidação de cargas, locação de áreas para armazenagem e carregamento de veículos.
 
Quer saber aplicar essa operação na empresa? Solicite um orçamento sem compromisso!
 

COMENTAR

0 Comentário(s)