INÍCIO BLOG Importância de utilizar o Big Data no transporte logístico
Blog%20 %20fb%20 %20linkedin%2001

Postado Sáb, 13 de Abril de 2019, 08:36:00

Importância de utilizar o Big Data no transporte logístico

O uso do big data na gestão de transporte de cargas pode auxiliar a empresa em diferentes fatores: economia, controle da frota e o acompanhamento do fluxo de produtos. A logística ainda torna-se mais eficiente e ágil com o uso adequado dessa tecnologia. Continue a leitura do artigo e entenda os benefícios de aplicá-la no negócio!
 

Afinal, o que é big data?

O big data é composto por 3 “Vs”: volume, variedade e velocidade. Sendo assim, os dados são coletados com muita rapidez e armazenados em um sistema. A partir daí o gestor consegue fazer uma seleção das informações para efetuar a análise sobre o serviço de logística.
 
Ao fazer o cruzamento de dados, é possível gerar conhecimento e valor para a empresa. Por exemplo: uma frota é equipada com tecnologia de ponta para gerar informações a um centro de comando. O motorista tem uma rota para seguir, sendo necessário planejar quantas vezes precisará abastecer o caminhão.
 
Se a empresa coleta e armazena os dados gerados por determinado veículo, poderá ter uma estimativa da quantidade necessária de combustível para realizar o trajeto e assim, determinar melhor os pontos de parada para abastecimento.

Como o big data contribui com a logística?

Ele é um instrumento que pode auxiliar o gestor logístico a fazer um melhor rastreamento das mercadorias e registrar o percentual de perdas e avarias durante o transporte. O big data, então, proporciona muitos benefícios para uma empresa:

Melhoria na entrega

Um grande problema no transporte de cargas é a baixa qualidade de algumas estradas e os prejuízos que isso proporciona. Com o uso do big data é possível definir trajetos com rodovias em melhores condições e com menor tráfego de veículos, por meio da análise dos dados que são enviados para um software de logística.
 
Desse modo, fica mais fácil organizar os roteiros dos caminhões para assegurar a entrega dentro do prazo e com o menor custo para a empresa. Em algumas situações, o gestor também pode perceber que é mais viável diversificar o tamanho dos veículos para ter percursos mais rápidos e econômicos.

Diminuição de erros

Você já calculou quanto sua empresa perde por realizar a entrega de um produto errado? É necessário pagar pelas despesas do reenvio do item, e ainda, a companhia sofre com a insatisfação do cliente.
 
O big data auxilia o gestor a identificar as falhas no processo de distribuição e entrega de mercadorias para que possa ampliar a eficiência e satisfação dos consumidores. Para complementar, a diminuição dos erros também significa redução de custos com o reenvio de produtos.

Segurança no transporte de cargas

Utilizar uma frota com tecnologia de ponta, como o uso da antena satelital, permite realizar o monitoramento da frota em tempo real. Uma equipe acompanha os dados enviados pelo veículo por meio de uma torre de controle e identifica eventuais problemas com a carga.
 
Se o caminhão fugir da rota sem nenhuma explicação, por exemplo, os profissionais podem acionar a polícia, devido à suspeita de assalto. Tudo isso ajuda a garantir a segurança do motorista e das cargas.
 
Logo, é possível perceber que o big data favorece a eficiência do transporte de cargas. Quer saber mais sobre as vantagens de utilizar a tecnologia na logística? Assine a nossa newsletter e receba as nossas dicas em seu e-mail!
 

COMENTAR

0 Comentário(s)