INÍCIO BLOG Qual será a influência da robótica no transporte de cargas?
Blog%20 %20fb%20 %20linkedin%2002

Postado Ter, 23 de Abril de 2019, 09:00:00

Qual será a influência da robótica no transporte de cargas?

Pequenos robôs transitam pelas ruas carregando suprimentos, caixas e sacolas. Eles seguem de porta em porta até concluírem todas as entregas. O cenário pode até parecer futurístico, mas está cada vez mais próximo da realidade.
 
Os robôs já são fundamentais nos processos logísticos internos de algumas empresas, como a Amazon, e em breve podem conquistar espaço no transporte de cargas. Qual é a influência da robótica na logística? Confira!

Contextualizando a robótica nos processos logísticos

A Amazon é uma referência mundial devido às suas entregas rápidas e eficientes. É claro que ela está sempre em busca de inovação para se manter à frente dos concorrentes e por isso, investe constantemente em tecnologia.
 
Atualmente, ela utiliza robôs móveis para promover o transporte de mercadorias em seus centros de distribuição. Isso permitiu a otimização dos processos e o ganho de eficiência da companhia.
 
A robótica possibilitou um maior giro de estoque e a entrega ainda mais rápida aos pedidos realizados no website. Outras empresas do setor estão acompanhando a tendência e investindo nesse modelo de tecnologia. E não vai demorar muito para drones e robôs realizarem a entrega de produtos em diferentes lugares do mundo.
 
A Amazon já está realizando os primeiros testes com o Scout, um robô que faz entregas em um condado no estado de Washington. Por enquanto, um funcionário acompanha o processo para evitar imprevistos e verificar se o equipamento realiza o serviço corretamente. Contudo, é fundamental levar esse fato em consideração para planejar o futuro da sua empresa no setor logístico.

Como a robótica auxiliará no transporte de cargas

Seguindo o exemplo da Amazon, outras empresas também poderão adotar o uso de robôs em diferentes atividades da gestão logística, como o carregamento e descarregamento de caminhões e a entrega de produtos aos clientes.
 
Isso será possível devido a alta tecnologia investida nesses equipamentos para proporcionar autonomia, mobilidade e inteligência aos robôs. Eles serão capazes de identificar as cargas por meio de suas características, como: tamanho, peso, altura, cor, entre outras. Essa tendência deverá promover mais rapidez nos processos, redução de falhas e diminuição dos custos para as companhias.
 
A Mercedez-Benz é outro exemplo de empresa que percebeu o potencial da tecnologia e da robótica no transporte de produtos. Ela criou uma parceria para desenvolver dispositivos autônomos para facilitar a entrega de mercadorias.
 
Para tanto, ela tem um veículo específico para transportar cargas e oito robôs ao mesmo tempo. Assim que o motorista chega a um determinado local, libera os equipamentos que são responsáveis por distribuir os itens.
 
A tecnologia estará cada vez mais presente nos processos logísticos e gestão de frotas. Atualmente, ela já é utilizada para realizar o monitoramento dos veículos que estão nas estradas a fim de diminuir os riscos para os motoristas.
 
Como a sua empresa está se preparando para lidar com a robótica e demais influências da tecnologia? Você busca parceiros que mantêm os olhos atentos no futuro ou ainda acha que nada mudará nesse setor?
 
Fique ligado em tudo que acontece na área logística! Assine a nossa newsletter e receba as principais notícias do setor!

COMENTAR

0 Comentário(s)