Cordenonsi e Grupo Pão de Açúcar: A parceria que inovou a forma de gerir entregas

Não percebemos, na correria de nosso cotidiano o quanto a expressão “tempo real” se tornou comum.  Algo que a uma década atrás era ligado somente a ações bancárias online e alguns softwares de gestão financeira –  bastante caros na época – hoje, abrange todos os campos do dia a dia.

As pessoas entenderam que seu tempo vale muito e precisam que praticamente tudo esteja a sua disposição o mais breve possível  portanto, a necessidade da rapidez saiu dos programas de computador e entrou definitivamente em nossas vidas.

Empresas se adaptando ao novo consumidor

Foi acompanhando essa evolução da necessidade imediata que o Grupo Pão de Açúcar, o maior varejista e distribuidor do país, percebeu que o perfil de seu consumidor estava mudando.

O cliente começava a querer dentro das lojas acesso a todas as novidades velozmente, e compartilhava essas informações via internet, o que garantia que muitas pessoas soubessem o que se passava em cidades, estados diferentes.

O Grupo compreendeu que se algum item de sua cartela de produtos entrasse em promoção, ele deveria estar disponível em oferta para o maior número possível de pessoas que teriam acesso a uma de suas 2.000 lojas, e não somente em um estado onde fosse possível entregar e suprir a demanda por ele.

O problema existia e, como resolver?

Como organizar para que a distribuição ocorresse rapidamente para o maior número de destinos?
Em primeiro lugar, é interessante entender como acontecia o abastecimento de produtos do GPA (Grupo Pão de Açúcar)

  • O fornecedor de um determinado produto entrava em contato com a Central de Distribuição da rede avisando que tal item estaria em promoção ou teria alguma vantagem a oferecer na compra.
  • Fechado o acordo para compra e distribuição, o fornecedor combinava o frete com sua transportadora de costume – terceirizada ou não –  para a Central de Distribuição GPA mais próxima de sua própria sede.
  •  O GPA então se encarregava da redistribuição do produto para todas as suas lojas desde a Central que o recebia.

Tal formato de ação poderia levar muito tempo para se desenrolar. Neste ínterim, várias coisas poderiam acontecer,como:

  • Um concorrente conseguir produtos similares e colocá-los em promoção antes
  • A ação com determinado produto ter uma data específica para acontecer e por conta da logística, perder o prazo – por exemplo, uma ação envolvendo bacalhau congelado para o almoço de Páscoa. Um atraso nas entregas comprometeria a data final da venda, que seria o próprio Domingo de Páscoa.
  • A quantidade de compra acordada não ser cumprida por ineficiência da empresa de transportes contratada pelo fornecedor – no caso do bacalhau por exemplo, o GPA poderia comprar um lote de tantas toneladas e receber menos que isso, por conta de mau acondicionamento prejuízo de carga.

Os problemas eram sérios e barravam iniciativas para a agilidade.

Até que, conversando com a Cordenonsi, sua já parceira em transporte de cargas entre os centros de Distribuição do Grupo, surgiu a ideia que se transformaria em um dos maiores projetos destas empresas: a GPA Logística.

A compreensão da necessidade do cliente: o coração da Cordenonsi

A proposta da Cordenonsi para a GPA era ousada.
Em acordo com as demandas da empresa, foi pensando em destinar uma frota dedicada, com motoristas próprios e rastreada pelo sistema “Torre de Controle” da Cordenonsi – falamos sobre ele nesta postagem, que por si só já garantia muito mais agilidade na distribuição.

E não foi somente isso.
As ações acima trariam resultados no entanto, ambas foram além: com a criação de uma estratégia dentro do Grupo Pão de Açúcar, a chamada GPA Logística, a empresa pôde passar a tratar cada fornecedor como seu “cliente”.

Então a grande mudança aconteceu: agora, os produtos eram distribuídos para as Centrais da GPA pela própria GPA Logística e não mais por empresas terceirizadas por cada fornecedor.

Quem cedia os caminhões (cavalos e carretas) era a Cordenonsi e sendo assim, a GPA Logística era quem cuidava de tudo, não dependia de mais ninguém para as entregas.

Além disso, prevendo que o espaço para manobra dentro da grande Central de Distribuição do GPA – na via Anhanguera, São Paulo –  era pequeno demais para muitos caminhões manobrando, a Cordenonsi criou uma estratégia de carga e descarga usando um cavalo (a parte frontal do caminhão) para as manobras e fazendo engate e desengates de carretas carregadas.

Com essa ação, chamada “Operação Drop”, a carga e descarga era super agilizada pois, o caminhão chegava a Central, a carreta era desengatada dele e ele rapidamente saía para buscar outra carga.

Enquanto isso, era feita a manobra desta carroceria carregada dentro do pátio com o cavalo, que ficava ali aguardando só para esta ação e em seguida, com a carreta já estacionada corretamente, começava  a descarga.

Neste período entre manobra e completa descarga, o primeiro cavalo (parte frontal do caminhão) que trouxe a encomenda para a Central de Distribuição já estava indo para outro local, buscar outra carga e assim, agilizando incrivelmente o tempo de transporte/carga/descarga.

Uma operação ousada, sem dúvida. Mas a Cordenonsi apostou na ideia e prestou seus serviços. Os resultados alcançados foram incríveis, e a parceria já dura desde 2013.

Ganhar tempo com qualidade: o segredo para a confiança do cliente

Essa ligação entre a Cordenonsi e o Grupo Pão de Açúcar não parou somente nas centrais de distribuição. Ela possibilitou crescimento também quanto às entregas do comércio online, outra realidade dos clientes “em tempo real”.

Só uma logística eficiente permitiria que uma rede de supermercados pudesse ser tão veloz no abastecimento de suas lojas quanto no atendimento dos envios de compras online para todo o Brasil. E só uma empresa que fosse focada em rendimento e gestão de tempo em transportes poderia fornecer tal solução.

Essa parceria, essa sinergia, é fruto de dois grandes potenciais: uma marca vibrante como o Grupo Pão de Açúcar, que aposta na inovação para atender cada vez melhor o brasileiro ávido por novidades, e uma empresa focada em compreender a necessidade de seu cliente sem medir esforços para que seu projetos se realizem, que é a Cordenonsi.

Que o tempo esteja cada vez mais a favor de ambas e mais ações como esta aconteçam. Os consumidores agradecem!

Interessado em saber mais sobre o processo de frota dedicada – o caso do Grupo Pão de Açúcar – ou como funcionam nossas operações no Brasil e América do Sul, nossa frota, a Torre de Controle e nossos níveis produtividade? Entre em contato conosco através deste LINK ou do telefone: (49) 3353-8500.

Juntos, vamos analisar todas as suas necessidades e traçar a melhor estratégia para o atendimento e transporte de suas cargas. Experimente!

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