Inovação e Tecnologia proporcionam maior segurança e agilidade nas estradas

As tecnologias estão em toda a parte e não poderia ser diferente no universo dos caminhões. Com o avanço e o desenvolvimento de novas soluções as marcas buscam aprimorar cada vez mais as máquinas, proporcionando o maior desempenho, conforto, segurança relacionado ao custo-benefício.

As inovações entram como um aditivo, possibilitando diversas melhorias e novos recursos, entre eles um que recebeu destaque é a marca Scania. A empresa foi responsável por “sair na frente mais uma vez” através do lançamento do programa de Manutenção com Planos Flexíveis. Em entrevista Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil afirmou “E, desde outubro de 2017, estamos revolucionando o mercado mais uma vez” em cerca de 18 meses a marca já possui mais de 9 mil caminhões participantes do programa e os resultados ultrapassam os esperados nesse período.

O diretor ainda comenta que “As vantagens são insuperáveis. A Manutenção Scania com Planos Flexíveis é totalmente customizada para cada veículo individualmente, prometemos uma redução de até 16% no custo de manutenção, a cobrança é por quilometragem (se não rodou, não paga) e de acordo com faixas de consumo de combustível (se consumiu menos, paga menos); e o plano Standard funciona por adesão, com assinatura de prazo ilimitado e mesmo valor ao longo da vigência do programa. Antes ninguém tinha pensado nisso.”

Fonte: http://www.skf.com/br/news-and-media/

Todos esses motivos que alinham flexibilidade, consumo e quilometragem fazem desse serviço um marco para o setor e podem ditar uma nova tendência nos transportes. Com a inicitava, Scania é a primeira marca no Brasil a implementar o uso de dados e conectividade para estabelecer formas de manutenção em caminhões. Além disso, essa inovação brasileira também é exclusiva para a Scania a nível global.

O sistema funciona através de análise das informações registradas por cada caminhão envolvendo quilometragem, rendimento, condução do motorista, velocidade e desgaste. Por meio desses dados são realizados cálculos para estimar quando é o momento certo para fazer uma parada de manutenção.

Entre os principais benefícios desse serviço estão a redução de gastos, estimular a manutenção preventiva, programação de paradas para revisão, o que auxilia a economizar, impedindo que caminhões rodem as estradas vazios para fazer manutenção ou sofram com imprevistos na estrada. Outra vantagem que contratar esse serviço proporciona é uma maior integração entre concessionárias para atender os clientes e operações, mas as novidades não param por aí, a Scania trouxe para o Brasil os serviços Driver Services e o Driver Coaching.

Fonte: https://www.caminhoes-e-carretas.com/

O Driver Services é outra facilidade que a Scania oferece através da tecnologia e conhecimento técnico dos caminhões, com o programa as empresas conseguem economizar até 10% no consumo de cada veículo. Imagine a diferença nos gastos com combustível em uma frota, essa redução pode significar uma maior rentabilidade para as empresas.

Com a contratação dos serviços de Driver Services e Driver Coaching, o motorista recebe aulas em trajetos rodoviários e dicas de como manter uma média mínima de consumo de diesel. No dia a dia ao pegar a estrada, os caminhões enviam dados relacionados a direção. Dependendo da análise dos dados, um especialista pode entrar em contato, fornecendo orientações para o condutor melhorar o desempenho durante a viagem.

Entre os fatores que esses serviços podem proporcionar são um menor desgaste dos componentes, além de otimizar o período em que o caminhão está em operação. Com o Drive Coaching o motorista exercerá uma direção mais segura, já que os profissionais estarão cada vez mais capacitados para agir em situações de risco no trânsito. Outro ponto é que com o maior aproveitamento do combustível, a emissão de CO2 se reduz. Essas são algumas das tecnologias e serviços da Scania disponíveis no Brasil para os caminhões da marca.

 

POR DENTRO DOS CAMINHÕES CORDENONSI: TECNOLOGIA SCANIA

A Cordenonsi está entre as maiores empresas de transporte internacional de mercadorias do país, sua especialidade é levar cargas refrigeradas e frutas com caroço. A empresa realiza serviços para grandes grupos varejistas atendendo todas as regiões do Brasil e Mercosul.

É muita estrada pela frente que os colaboradores enfrentam todos os dias e para essa rotina diária é preciso ter os melhores equipamentos e ferramentas à disposição. Por isso, a empresa conta com uma frota que alia qualidade e tecnologia.

A transportadora conta com várias marcas, mas são mais de 90 caminhões da Scania que percorrem as estradas brasileiras e internacionais, 40 novos que transportam os produtos aos seus clientes. A marca de caminhões lançou no ano passado vários serviços exclusivos para os brasileiros. A Cordenonsi decidiu experimenta na frota nos modelos R 450 e R 440, todas as vantagens que os serviços da Scania oferecem através da Manutenção Scania com Planos Flexíveis e Drive Services em 48 caminhões e 10 o Drive Coaching.

Os serviços contratados possuem um custo, porém os primeiros resultados já são muito otimistas, em apenas 5 meses de uso, os dados demostram que vale a pena investir de acordo com a diminuição dos gastos com combustível, aliada a otimização do tempo e a qualidade.  Felipe Cordenonsi afirma, “Quando ouvi o que ela promete, quis adquirir. A transformação na frota foi imediata. De fato, o caminhão só vai para a manutenção quando ele avisa e precisa. Já reduzimos em 50% as paradas. A Scania e a Cavese, concessionária local, nos informam com precisão a data para uma programação antecipada. A previsibilidade reduz custos”.

Além disso, com esses serviços a Cordenonsi conseguiu reduzir o tempo e o custo com os deslocamentos até a concessionária local, Felipe Cordenonsi diz “Agora, posso aproveitar a viagem para fazer a manutenção em qualquer casa da marca. Isso representa mais disponibilidade e ganho real”.

Os resultados de cada caminhão podem ser acompanhados pelos gestores através de relatórios e ter esse conhecimento, faz uma diferença. O modo de cobrança é transparente, cada empresa só paga a quilometragem rodada, “É muito fácil entender a cobrança. É calculado em detalhes o km rodado e a média de consumo. A fatura se molda ao veículo. Se mudar o tipo de operação, o plano se adapta automaticamente. É fantástico.” diz Felipe.

Todos os motoristas são treinados e capacitados para a realizar com precisão a operação de transporte através de aulas e dicas de especialistas que entram em contato com o motorista na estrada. Outro bônus do programa é a disponibilidade de um mecânico da concessionária autorizada que pode atender na própria empresa.

Fonte: Equipe Batiz

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