KPIs de logística: quais são os indicadores que preciso acompanhar?
Conhecer os KPIs de logística é fundamental para analisar o desempenho do setor e a produtividade da equipe. Saber analisá-los de forma eficiente permite o ajuste de determinados processos e o ganho de competitividade.
Muitos indicadores de desempenho também contribuem para a identificação dos pontos fortes da companhia e a aplicação deles em outros setores. Continue a leitura e entenda como utilizar os KPIs de logística a seu favor!
O que são KPIs?
KPI significa Key Performance Indicators ou indicadores chave de desempenho. Eles são utilizados para avaliar se existe padronização de processos, o resultado deles e os problemas que afetam o bom desempenho e alcance das metas.
Cada empresa precisa determinar os próprios indicadores com o intuito de avaliar quais aspectos são mais importantes para o momento. Contudo, os KPIs de logística devem fazer sentido para essa área. Entenda as características cruciais para o negócio:
- relação com a missão e os objetivos da companhia;
- obtenção de dados relevantes para facilitar a tomada de decisão e o planejamento estratégico em médio e longo prazo;
- promoção da qualidade;
- diminuição de custos com a otimização do trabalho;
- redução de falhas.
Quais são os principais KPIs de logística para acompanhar?
Dependendo do estágio de desenvolvimento da companhia alguns indicadores podem não ser tão importantes. Contudo, é bom conhecê-los para saber quais precisam ser acompanhados:
Estoque
Saber se a empresa tem os insumos necessários para garantir a continuidade da produção e a entrega dos produtos é o primeiro indicador a ser monitorado. Também é necessário verificar a acuracidade do estoque, ou seja, se os dados registrados estão de acordo com o número de itens armazenados.
Portanto, faça um registro dos pedidos mensais e avalie a quantidade de mercadorias solicitadas, bem como o valor médio pago pelas empresas. Verifique quanto tempo a companhia leva para repor o estoque e se há paradas na produção por falta de materiais.
Gestão do armazém
A movimentação de cargas também interfere nos custos da companhia. Por isso, você deve verificar os seguintes KPIs de logística:
- movimentação de produtos por hora trabalhada;
- percentual de uso do espaço para acomodação de mercadorias;
- quantidade de itens processados em relação à área do armazém.
Gerenciamento de frota
O transporte e entrega de mercadorias também é um KPI muito importante para o setor de logística. Ele está relacionado às despesas da companhia e à qualidade do trabalho desempenhado. Para tanto, é necessário avaliar os seguintes fatores:
- média de valor do transporte de mercadorias (considerar despesas com combustível, serviços de manutenção, salários dos motoristas, entre outros);
- custo de cada quilômetro percorrido;
- identificação do número de pedidos efetuados e entregues em determinado período;
- percentual de entregas realizadas dentro do prazo prometido;
- utilização total do espaço do caminhão para o transporte de mercadorias.
Qualidade do serviço
Será que o cliente está satisfeito com o tempo de entrega ou o estado que os produtos chegam em sua casa? Só é possível saber a resposta quando a equipe faz o controle e análise de algumas informações como:
- percentual de entregas com atrasos ou reclamações;
- percentual de devoluções por falhas na mercadoria;
- porcentagem das entregas completadas dentro do prazo previsto e sem nenhuma falha no produto;
- índice de reclamações e elogios que a empresa recebe.
A partir dessas informações é possível realizar uma análise geral sobre os processos. Se há muitas reclamações sobre a qualidade da mercadoria, isso é um sinal de que há falhas no transporte ou durante a etapa de fabricação do produto. Caso seja identificado um problema com a empresa que realiza o deslocamento das cargas, é recomendável avaliar uma possível troca de prestador de serviço.
Ao conhecer os principais KPIs de logística fica muito mais fácil de analisar o serviço da empresa e promover melhorias para diminuir os custos e aumentar a produtividade da equipe.
Quer saber mais sobre a influência do transporte neste setor? Entenda como a terceirização de frota é o melhor caminho para muitas companhias!